Não faça hoje o que pode deixar pra fazer amanhã, já diria o tão icônico Seu Madruga, personagem do seriado Chaves.
Já conheceu alguém que tem o hábito de adiar ao máximo a realização de alguma tarefa? Que tem diversas pendências para resolver, mas que sempre fala: “calma, vai dar tempo…”?
O professor Joseph Ferrari, considerado autoridade no assunto, define a pessoa que tem como marca registrada o atraso em iniciar e concluir tarefas como procrastinador crônico.
Vivemos dias com agendas cheias de reuniões e relatórios pra entregar. Então se precisamos fazer vinte coisas mas temos tempo apenas para oito, é importante definir uma prioridade.
Mas como?
1. Entenda suas atividades: divida em etapas e determine os prazos para finalizá-las.
2. Pense sobre os motivos que podem atrapalhar a sua produtividade (distrações, indecisão, desorganização, perfeccionismo, etc).
3. Use ferramentas que vão te ajudar fazer melhor a gestão do tempo e atividades (Matriz de prioridades ou aplicativos como Monday, Microsoft Planner e Google Calendar podem ser grandes aliados).
O fato é que o dia tem as mesmas 24 horas para todos nós e podemos fazer do tempo o nosso inimigo ou aliado nessa jornada.
O famoso TED Talk apresentado por Tim Urban traz um olhar, cuidadoso e bem humorado, por dentro da mente de um procrastinador. Ao final do seu discurso ele faz uma importante reflexão sobre o “calendário da vida” posto em pequenas caixas. Vale a pena gastar um tempinho para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=wIkpE44oNU0.